O que é Business Analytics?

Você já conhece o Business Analytics? Muito confundido com o conhecido Business Intelligence (BI), o Analytics é uma divisão mais especializada na Tecnologia da Informação, o software BA permite construir uma modelagem preditiva, a qual pode prever, e preparar a sua empresa para eventos futuros que não seriam esperados sem a utilização desta ferramenta, tudo isso a partir da exploração e análise dos dados históricos e atuais, utilizando-se de análises estatísticas, data mining e até análises quantitativas para identificar as tendências de negócio. 

Apesar de parecido, o BI utiliza-se de dados atuais e históricos para otimizar o desempenho no presente; no entanto, no BA a finalidade é preparar a empresa para o futuro.

Tradicionalmente, grandes empresas do setor da construção tem focado na manipulação de seus dados estratégicos ao redor do Business Intelligence. Contudo, com o crescimento de plataformas analytics mais preditivas, o cenário tem sofrido algumas mudanças. 

Quais os benefícios do Business Analytics?

Para te ajudar a tomar decisões mais acertadas, aqui estão as 7 principais formas que o software  de Business Analytics podem beneficiar seu negócio:

1. Relatório em tempo real: 

Os dias de reunir informações de planilhas e colocá-las em apresentações (que às vezes podem levar horas e até dias) são realmente uma coisa do passado. O software de BA tem a capacidade de tirar essa carga de trabalho dos funcionários da linha de frente e das equipes de gerenciamento.

2. Automação de tarefas:

É possível eliminar atividades que anteriormente eram realizadas manualmente, além de contar com informações mais precisas para desenvolver os planos de execução da empresa. Dessa forma há mais dinamismo, produtividade e otimização das respostas diante as demandas do mercado. 

3.  Aumento da confiabilidade:

O objetivo do BA é a obtenção de informações mais ricas, profundas e precisas sobre clientes, parceiros e operações do negócio, uma tomada de decisão baseada em fatos centrada em dados atualizados e personalizados praticamente eliminam o elemento de adivinhação. Isso remove efetivamente o risco, na maioria, das decisões de negócios sendo feitas em todo o processo e projeto

4. Redução dos riscos: 

Assim como demonstram vários estudos as empresas que aplicam o BA obtém melhores resultados, de fato o estudo “(R) evolution of risk management” mostra as prioridades dos responsáveis financeiros e ter a capacidade de monitorar e predecir os riscos para tomar decisões mais acertadas. 

5. Otimização do tempo das reuniões:

Qualquer profissional de construção experiente terá sentido a frustração de ver o progresso e as reuniões de estratégia serem alongadas ou mesmo completamente paralisadas por dados inconsistentes. Com informações totalmente integradas, essa disputa por posição ou, em alguns casos, evitando responsabilidades pode ser eliminada por ter transparência absoluta e responsabilidade claramente visível.

6. Agilidade na tomada de decisões:

Nesta era digital, ter acesso a informações na área tornou-se uma prática comum. Profissionais sem esses dados em tempo real são colocados em uma desvantagem significativa, se não crítica. As soluções de Inteligência Integrada oferecem a capacidade de acessar e empregar informações vitais em qualquer local e agir com base nessa inteligência para fazer avaliações e decisões em campo a partir de seus dispositivos portáteis.

7. Compreensão do seu negócio:

Um dos aspectos mais importantes do sucesso no ambiente de construção atual é permanecer dentro das margens de lucro. A capacidade de identificar as principais áreas de pontos fortes e fracos permitirá que as empresas identifiquem prontamente onde devem replicar aspectos de sucesso ou empregar ações corretivas antes que seja tarde demais. 

Quer ter as vantagens de um software de Business Analytics na sua empresa? Entre em contato com um de nossos consultores e descubra como as soluções da CV3 podem tornar o seu negócio ainda mais eficiente!